top of page

Sobre as Jornadas de Antropologia John Monteiro

Aprenda. Compartilhe.

​

A proposta de criação das Jornadas de Antropologia envolvendo estudantes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do IFCH Unicamp surgiu a partir dos debates de uma comissão formada no ano de 2011, por docentes e discentes, que tinha como objetivo reformular a grade curricular dos cursos de Mestrado e Doutorado do programa. A importância de tal evento reside na criação de um espaço de interlocução no qual seja possível o contato estudantes, professores e suas pesquisas em andamento, facilitando o intercâmbio de ideias, assim como a reflexão sobre problemas e questões antropológicas, sejam elas específicas ou transversais. O objetivo principal do evento é colocar estudantes em contato e possibilitar o acompanhamento de pesquisas em desenvolvimento.

​

As Jornadas de Antropologia se constituem em um momento de encontro, no qual as inquietações sobre formas de pensar e fazer antropologia possam ser colocadas em relação; é um lugar privilegiado de invenção de novas trilhas antropológicas por discentes, pesquisadores e docentes; assim como uma forma de produzir conhecimento compartilhado e coletivo. Em 2013, o evento foi renomeado como Jornadas de Antropologia John Monteiro em reconhecimento ao trabalho intelectual desenvolvido por este professor junto ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Organizada pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, as Jornadas de Antropologia John Monteiro é um evento aberto a todos os interessados.

​

A edição 2020 das Jornadas de Antropologia John Monteiro será realizada entre os dias 23 e 26 de novembro, integralmente em plataformas digitais. A importância de tal evento reside na criação de um espaço de interlocução no qual seja possível o contato entre discentes, docentes, e suas pesquisas em andamento, facilitando o intercâmbio de ideias e a reflexão sobre problemas e questões antropológicas, sejam elas específicas ou transversais. O objetivo principal do evento é colocar estudantes em contato e possibilitar o acompanhamento de pesquisas em desenvolvimento.

 

Por isso, acreditamos ser essencial dar continuidade a este espaço de trocas frente à situação atual de crise e incertezas deflagrada pela pandemia da Covid-19. Assim, embora remotamente esperamos contribuir de maneira significativa na manutenção dos debates antropológicos realizados na ocasião das Jornadas.

bottom of page